domingo, 17 de abril de 2011

Recompensa dos fiéis

“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”(Ap. 3:7-13)

“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (v 10)

Que preciosidade a “Carta à Igreja de Filadélfia”! O Senhor, santo e verdadeiro, só tem elogios para esta Igreja. Diz que conhece suas obra e, mesmo tendo pouca força, não engou o nome de Cristo, guardou a palavra de Deus, guardou a “ palavra de exortação à perseverança”. Por ter agido com fidelidade, o Senhor promete sua graça sustentadora, guardando a Igreja na hora da provação.Não recebe nenhuma palavra de repreensão, mas é instituída a conservar o que te, e manter-se fiel e vigilante.

Tanto quanto conhecia a Igreja de Filadélfia, que representa a igreja ideal, o Senhor conhece profundamente a sua Igreja em nossos dias. As qualidades e desafios que destacou naquela Igreja são os mesmos para hoje. Assim como são as mesmas promessas que lhe foram feitas (vv.10,12):

• Quando a grande tribulação chegar, só será guardado a Igreja que permanecer fiel ao Senhor e guardar sua Palavra;
• A Igreja será coluna do santuário de Deus e com ele permanecerá eternamente;
• Serão gravados na igreja o nome de Deus, o nome da Nova Jerusalém e o nome próprio Jesus.

Que recompensa indescritível! Porém, é preciso estar em vigilância e oração. Jesus voltará e quer encontrar a sua igreja ”gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”(Ef 5.27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário